Quem Somos

O Instituto de Promoção Social e Humana Darcy Ribeiro – IPSHDR é uma Associação do município de Belo Horizonte – MG fundada em 21/04/1995. Historicamente teve como atividade principal a defesa de Direitos Sociais e parcerias em formação humana e capacitação profissional. A primeira iniciativa foi em 1996 quando foi promovida uma campanha de arrecadação de agasalhos. Os agasalhos arrecadados foram doados pela entidade para população em situação de rua no município de Belo Horizonte, no período de maio a julho. No mesmo ano notou-se a necessidade de direcionamento das atividades para a autonomia do sujeito através do trabalho e assim foi fundado o Balcão de Emprego voltado para trabalhadores da Industria de Confecção.

De 1997 a 2001 atuou com o projeto “Construído a Cidadania” e a Oferta de Cursos de Qualificação: cursos de Costureira básica, Alta costura, Modelagem industrial, Modelagem para costureira, Estilismo, Linguagem da moda – Inglês e Frances, Informática, Peças Intimas, Confecção de Ovos de Pascoa e Frango Desossado.

Em 2002 atuou na execução de ações de educação profissional, voltadas para inserção ou manutenção no mercado de trabalho.

Em 2003 foi firmado convenio entre SEDESE e IPSHDR para execução de ações de qualificação e requalificação social e profissional, no âmbito do Plano Territorial de Qualificação Planteq/MG. Nos anos seguintes a entidade passou a desenvolver serviços voluntários, sem recursos públicos, a pessoas em situação de vulnerabilidade no município de Belo Horizonte.

Em 2016 com base em estudos, reestruturação administrativa e agregação de recursos humanos ao nosso quadro de participantes, deliberou-se especializar em outras áreas de serviço e gestão. Nesse sentido, o Instituto de Promoção Social e Humana Darcy Ribeiro se avaliou em condições de assumir protagonismos em ações de média e alta complexidade dentro do pilar da Assistência Social.

Neste mesmo ano foi selecionado para executar o Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua e Migrantes em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e posteriormente convidado a executar os Serviços de Acolhimento para Bebes, Abrigo Professor Fabio Alves, Abrigo Reviver e Abrigos Anita Gomes dos Santos I e II.

  • Serviço de acolhimento Institucional para População de Rua e Migrante - Albergue Municipal Tia Branca (Floresta - Belo Horizonte). O serviço é de abrangência municipal, oferece ao usuário proteção socioassistencial, acolhimento imediato e emergencial; capacidade de atendimento a 400 pessoas por noite, com serviços de alimentação (jantar e café da manhã para todos e almoço para migrantes), dormitório, espaço para higiene pessoal, guarda-volumes, lavanderia para os migrantes e espaço de convivência social. Dispomos de equipe técnica multidisciplinar com ações para encaminhamentos e acompanhamento social, além da oferta de atividades coletivas com temas transversais
  • Unidade de Acolhimento Institucional para Bebes na faixa etária de 0 a 1 ano - Proposta baseada nos princípios de singularidade e excelência em que garante realização dos atendimentos em conformidade com as legislações pertinentes e diretrizes do Programa. Possibilita a participação dos genitores diariamente na unidade de acolhimento com a perspectiva de trabalhar o fortalecimento de vínculos e possibilitar o convívio familiar.

Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos - Pessoas em processo de saída das ruas, com autonomia para realizar as atividades da vida diária em espaço de moradia provisória. Os serviços têm como prioridade ofertar apoio e moradia subsidiada a adultos com trajetória de vida nas ruas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. Acolher e fortalecer os usuários visando inclusão social, a conquista da autonomia e o exercício da cidadania. Possibilitar vivencias pautadas no respeito a si próprio e aos outros fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania. Estimular o desenvolvimento de ações que possibilitem a construção de um projeto de vida autônoma e sustentável.

  • Unidade Reviver – Bairro Gameleira
  • Unidade Professor Fábio Alves – Bairro Carlos Prates
  • Anita Gomes dos Santos I e II – Bairro Centro

Projeto Cabide Social: espaço com roupas e sapatos (organizados segundo critérios de numeração), onde os usuários do serviço tenham acesso e possam escolher peças de acordo com sua necessidade e interesse. O Cabide Social funciona dentro do Serviço de Acolhimento Institucional – Albergue Noturno Tia Branca.

Ao final do ano de 2018 o IPSHDR respondeu chamamento público para executar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Contagem, a gestão do Centro de Referência Especializado para População de Rua, com oferta do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.